Ok, pessoal! Simplesmente não dá para deixar a infância de lado com todas essas notícias sobre os lançamentos futuros no mundinho das animações, né? Os Incríveis 2, Procurando Dory e muitos outros que farão muitos adolescentes e adultos formarem filas em frente aos cinemas a partir de 2016.
Pensando nisso e em toda a minha ansiedade para tais novos filmes, nada melhor que uma postagem sobre algumas das animações que tanto amo. A ideia inicial era comentar apenas dez, mas me empolguei tanto que fui obrigada a colocar mais seis na lista. Bora lá? 
 

Alice no País das Maravilhas (Disney - 1951)

Ok, não vou nem me desculpar, eu realmente precisava falar sobre esse aqui primeiro. Não é minha culpa se sou uma pessoa completamente favoritista, ainda mais quando se trata do meu livro/filme preferido. Alice conquistou-me durante minha infância, o hábito de reler/reassistir sua história é mantido até hoje, afinal, certas paixões só amadurecem com o passar do tempo. Todo o encanto, doçura e loucura do mundo dos sonhos vivido por essa pequena garota continuam a me cativar e, de fato, cativará as futuras gerações que ainda hão de desfrutar dessa obra magnífica.

Procurando Nemo (Disney - 2003)

Esse é o tipo de filme que te ensina enquanto você assista, afinal, quem aí não sabe ou pelo menos nunca tentou falar "baleiês"? Deixando as brincadeirinhas de lado, Procurando Nemo é um filme de partir o coração, mostra toda a situação de bullying (as piadinhas com os peixes palhaços), a morte de uma mãe, um filho que se perde do pai, a deficiência física de Nemo e mesmo a Dory com sua perda de memória recente. Tudo isso em um filme infantil. Disney, na verdade, estava nos preparando para a vida e conseguiu fazer isso da maneira mais bela, pois esse filme é excelente. <3 

Os Incríveis (Pixar/Disney - 2004)

Sai de baixo que essa é minha animação preferida (depois de Alice, obviamente). Vocês não fazem a menor ideia do quanto eu surtei quando saiu a notícia de Os Incríveis 2, estou puxando meus cabelos de tanta ansiedade que sinto por esse filme, sério. Desde pequena curtia esse lance de super heroísmo e sequer percebia isso, podemos dizer que foi a minha introdução ao mundo dos meta-humanos? De qualquer modo essa família é sensacional, não só eles como seus amigos e, claro, a nossa diva Edna. Nada. de. capas.

Shrek (Dream Works - 2001)

"Na cabeça shampoo, lave bem o seu... pé!" Não resisti, desculpa. Todos os filmes dessa saga me fazem chorar de tanto rir e, como já era de se esperar, o Burro é meu personagem preferido. Sério, é um conto de fadas completamente não convencional e destabulizador  (alguém precisa oficializar essa palavra), que acaba com todo aquele lance de príncipes gatões, cavalos alados e princesas que ficam a espera de um milagre. Fiona é super independente e nada sem graça, Shrek é um ogro e mesmo assim eles se apaixonam, amor verdadeiro e sem interesse. Precisa de mais alguma coisa? É UMA LIÇÃO DE VIDA! 

Meu Malvado Favorito (Universal/Illumination - 2013)

Esse aqui já é mais recente, assim como alguns outros que estão por vir na lista, mas se alguém diz que os lançamentos recentes são de qualidade inferior aos seus antepassados, tenho uma listinha de animações legais para você assistir e, com certeza, esse filme está nela. Meu Malvado Favorito é um dos meus filmes preferidos, adoro o modo que eles colocaram um vilão como pai de três garotinhas adoráveis e de total inocência. Além de que esse filme foi a porta de entrada para o enorme sucesso - e até mesmo um pouco/muito irritante - dos Minions, que acabaram dominando o mundo e ganharam seu próprio filme - que por sinal, também é muito bom.

Como Treinar Seu Dragão (Dream Works - 2010)

Não tinha assistido esse filme até o lançamento de sua continuação, em 2014, mas posso dizer que assim que vi me apaixonei totalmente e, se você gosta de dragões, com certeza irá amá-lo. Banguela é mais como um cachorrinho de estimação, todo fofo e cativante, conquistou o coração do nosso Soluço que se tornou no maior herói de dragões junto de Astrid, a dona do filme todo (SOU FANGIRL MESMO!). Assim como a maioria dos filmes, mostra a importância da amizade, mas de um modo um tantinho diferente e bem emocional. Sério. Esse filme pega pesado quando quer fazer alguém chorar.

Toy Story (Pixar - 1995)

Uma palavra: Clássico! Woody, Buzz, Jessie, Rex, Sr. Cabeça de Batata... COMO NÃO AMAR ESSES BRINQUEDOS? Meu sonho sempre foi ter todos, ma$ por algun$ problema$ nunca consegui, quem sabe um dia? Anyway. Sempre que assistia esse filme, ficava de consciência pesada pelas minhas bonecas jogadas ou abandonadas pelo tempo/enjoo e acabava colocando todas em uma mesa e tentando brincar com todas ao mesmo tempo, era um desastre, mas criança é sempre tão inocente. Já vi relatos de pessoas que sentiam medo de seus brinquedos tomarem vida, mas não me lembro de ter sentido isso, pelo menos não com Toy Story. Amigo estou aqui.

Monstros S.A. (Pixar/Disney - 2001)

Medo de monstros é uma coisa normal, mas fica impossível assustar-se com Mike e Sullivan. Eles eram para ser amedrontadores, afinal, este é o trabalho deles, mas acabaram caindo de amores por Bu, uma menininha adorável que acabou entrando na fábrica de sustos. Mais um filme de partir o coração - ou vão me dizer que eu sou a única que sente um aperto com a cena em que ela abre a porta e não encontra o Sullivan, seu "gatinho"? Um momento, caiu um cisco no meu olho.

Wall.E (Pixar - 2008)

Esse é um dos filmes mais lindos que já assisti, sério. A primeira vez que vi achei bem chatinho, parado, mas depois de rever tantas e tantas vezes acabou virando mais um de meu xodós. Além da história de amor entre nosso Wall.E e a novata Eva, o filme acompanha uma crítica fortíssima sobre o lixo dispensado pelo nosso sistema consumista, que poluiu completamente nosso planeta e os sobreviventes tiveram que o deixar para morar em uma nave. Vale a pena assistir por ambos os pontos.

A Nova Onda do Imperador (Disney - 2000)

Desculpem o vocabulário, mas eu me mijo de rir com esse filme. Ver o imperador Kuzco, todo gatã, arrogante e metido ao extremo se transformar em uma lhama foi com certeza uma das cenas mais engraçadas que já vi, além dos outros personagens (Kronk <3) serem tão divertidos quanto. Toda vez que a Globo reprisa esse filme, sento-me no sofá e faço parte da audiência do canal. Não consigo evitar!

A Dama e o Vagabundo 2 (Disney - 2001)

"As Aventuras de Banzé", como também é chamado, é o filme que mais assisti em toda a minha vida. Tenho seu VHS até hoje e é um dos bens mais preciosos para mim. Se duvidar, ainda sei de cor algumas falas ou mesmo as canções deste. Banzé é aquele cãozinho sapeca que queria explorar o mundo além dos limites da cerca de sua casa, até que um dia consegue escapar e encontra-se com Angel, que o mostra que nem tudo são rosas na vida das ruas - e acaba conquistando seu coração. Não tem como não amar esse filme, não tem!

Lilo & Stitch (Disney - 2002)

"Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.". Se você conhece essa frase, também foi um aprendiz dessa encantadora animação. Nosso monstrinho azul mais adorável é confundido por um cachorro ao chegar na Terra durante sua fuga, onde então passa a morar com Lilo, uma garotinha do Havaí que adota nosso pequeno alienígena. Além de nos ensinar coisas lindas como o verdadeiro significado de "família", o filme é pra lá de adorável e super divertido. Me vende e compra um coelho pra por no meu lugar!

Mulan (Disney - 1998)

E já que estamos falando de animações que nos trazem lições, como deixar de lado Mulan? A mulher é simplesmente foda, independente e forte, salvou a China sozinha durante a Dinastia Han, dando um tapa na nossa cara com toda a honra, coragem e amor. Outro motivo para amar esse filme é, com certeza, o nosso dragãozinho Mushu, "o todo poderoso". Fala sério, junto à sua arrogância engraçadíssima torna o filme divertido, quebrando um pouco o clima tenso da nossa guerreira que lutava por seu país. E se você não assistiu esse filme: desonra pra tu, desonra pra tua família, desonra pra tua vaca!

Mogli, o Menino Lobo (Disney - 1968)

"O necessário / Somente o necessário / O extraordinário é demais!" por favor, não me digam que sou só eu que começo a cantarolar isso toda vez que ouve a palavra "necessário" e, se você conhece essa música, com certeza já assistiu esse filme. Mogli foi criado na selva por lobos, mas acaba saindo em aventuras com seu novo amigo, o urso Balu, que gosta mesmo é de curtir a vida. Com musiquinhas bem Disney, bom humor e os draminhas de sempre, este também é considerado um clássico dessa produtora.

Vida de Inseto (Disney/Pixar - 1998)

Outro filme que assisti inúmeras vezes, este eu alugava quase toda a semana e nunca me cansava. Todos esses bichinhos bonitinhos e de personalidade distintas - uma mais engraçada que a outra, por sinal - levam um pouco de diversão ao cenário catastrófico das formigas que estavam tendo sua colônia atacada, além de conseguirem - com muito esforço e força de vontade - salvarem o local. Mostra a importância do trabalho em grupo - e que joaninhas nem sempre são meninas.

Rei Leão (Disney - 1994)

E pra finalizar, que tal o maior clássico das animações? Rei Leão consagrou totalmente, não conheço uma pessoa que não tenha assistido esse filme e, garanto, todas gostam. Apesar de não ser lá a minha animação preferida, é impossível negar que o filme além de super empolgante e emocionante, é pra lá de divertido, né? Ainda mais o terceiro, que mostra o ponto de vista de Timão e Pumba - uns de meus personagens preferidos de todos os tempo, gente, amo esses trapalhões! <3