20/09/2016

Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu...


Desculpe o transtorno, mas precisamos falar dos nossos dramas de segunda.
E eu sei que vocês podem falar "E 'Monster'?", mas vamos considerar apenas aqueles que tem sido muito comentados nos últimos dias ok? E aqueles que tem lua no nome. 

É nítido desde antes das estreias de "Moonlight Drawn by the Clouds" [Ou "Love in the Moonlight"] e "Scarlet Heart: Ryeo[Ou "Moon Lovers"] que ambos dariam o que falar. Era esperado que seria uma batalha árdua pela audiência, tendo tanto potencial envolvido nesses dramas, que tem algumas coisas em comum. Ambos são dramas históricos com príncipes em seus personagens principais, tem a disputa política em meio ao romance, tem um idol no elenco, personagens femininas fora dos padrões do ambiente e, claro, nomes com "lua". São muitas as semelhanças entre eles mas hoje, eu irei listar cinco pontos que acabaram tornando-os completamente diferentes um do outro.

1. Elenco

Bom, pela foto acima, isso é meio nítido, certo? Enquanto (me perdoem, mas irei usar siglas) MDBTC tem um elenco principal essencial composto por cinco pessoas, SHR tem um milhão muito mais. Só de príncipes, temos oito! Mais os pares românticos de alguns deles... Só na foto, temos 14 pessoas! Se tirarmos os idols [IUBaekhyun, do EXO e JinYoung, do B1A4] de ambos os elencos, teremos ainda mais diferenças entre os dramas. Enquanto SHR possui atores um pouco mais experientes como Lee Joong Ki, que debutou em 2004 na TV, MDBTC já tem um elenco mais jovem em atuação. Park Bo Gum meu amor por exemplo, debutou em 2012. Claro que isso não quer dizer que sua popularidade seja menor e vocês comprovarão isso mais adiante.

2. Personagens Principais


Tanto IU quanto Kim You Jung tem aquele feeling de mocinhas de romance, é inegável. Mas ambas as mocinhas dos nossos dramas de segunda tem papéis que fogem do clássico "mocinha em perigo". You Jung é uma garota disfarçada de garoto em MDBTC, que tem agido assim desde sua infância, e acaba se tornando eunuco do palácio. Ou seja, ela é uma tom boy assim como vimos em dramas como "Coffee Prince" (2007) ou "Secret Garden" (2010), apesar de sua personagem não assumir a figura masculina por livre e espontânea vontade, como essas mocinhas. Já IU é uma garota do século 21 que viajou no tempo e foi parar na Era Goryeo. Seu maior desafio é adaptar-se à uma época completamente divergente da nossa, onde as mulheres eram submissas, recatadas e destinadas a ficarem sob a sombra de seus maridos. As duas tem grandes desafios em manter suas identidades e sobreviver em meio a homens poderosos, mostrando seu valor. Já os principais masculinos tem diferenças em aparência e papel monárquico. Enquanto o papel de Park Bo Gum é o príncipe com direito ao trono, mas fanfarrão e muito interessado em relação à vida fora do palácio, o papel de Lee Joong Ki é um excluído, que tenta a todo tempo provar que tem capacidade de ser considerado príncipe como seus irmãos. Os dois tem altas expectativas quanto ao trono, mas enquanto um terá de defender seu posto, o outro terá de brigar para conseguir assumi-lo.

3. Second Lead

Shippar errado é natural. Isso não vai mudar em nenhum dos dois dramas. O que muda mesmo é a quantidade de second leads (carinhas que não vão ficar com a principal, na maioria dos casos). Enquanto em MDBTC temos só o encantador Kim Yoon Sung (Jin Young) [e se você for como eu, o incrível Kim Byung Yeon (Kwak Dong Yeon)], em SHR quase todos os príncipes se apaixonam pela personagem principal em algum momento. Tantas probabilidades fazem você shippar errado pelo menos uma vez durante todo o drama. Se a sua sina for shippar errado sempre, SHR é quase um tiro no pé com tantos candidatos errados.

4. Enredo

Embora ambos tenham enredos parecidos, como eu disse no segundo parágrafo, os focos deles acabam sendo um pouco diferentes (pelo menos por enquanto, visto que nenhum deles alcançou o décimo capítulo ainda). Enquanto MDBTC tem tido mais romance e um pouco menos de conflitos políticos (que estão começando a aparecer agora), em SHR o foco tem sido a disputa entre os irmãos (mesmo com todo o charme do oitavo príncipe e os sorrisinhos do quarto). Ambos tem tais temas e ambas as mocinhas tem peso sobre os dois (tanto o romance, quanto a política), mas os focos começaram meio que trocados, apesar de sabermos que os dois serão unificados ao longo dos capítulos.


5. Audiência

Talvez a maior divergência entre os dois dramas seja essa: o público. SHR, que era o drama com mais potencial para alcançar os números mais altos na audiência, tem ficado muito para trás nesse quesito. Isso já não parece ser um problema para MDBTC. Segundo a AGB Nielsen, SHR nem chega aos ranking dos 20 mais assistidos nas segundas-feiras, enquanto MDBTC tem ficado no Top 5 desde o terceiro episódio. O nono episódio que foi ao ar ontem (19/09), por exemplo,  ficou em quarto lugar no ranking, com a marca de 21.3% da audiência [o equivalente a aproximadamente 2.909.118 famílias assistindo]. Com essa porcentagem, eles superam o record da semana anterior de 20.4% da audiência e provam para o que vieram. Parece que os príncipes de Goryeo ainda terão de suar muito para tentar superar esse número no futuro.


Essas foram as cinco diferenças entre os nossos Queridinhos de Segunda. Não concorda? Deixa a gente saber o que você acha! Comenta aqui embaixo ou fala com a gente nas nossas redes sociais. Não tem uma opinião formada sobre o assunto e acha que precisa ver os dramas para decidir? Sem problemas!
Tanto "Moonlight Drawn by the Clouds" quanto "Scarlet Heart: Ryeo" vão ao ar às segundas e terças, no horário das 22h, na Coréia (10h no Brasil). MDBTC pode ser assistido no Viki e você pode ver até o capítulo 3 sem o Vikipass para ricos. Já SHR fica disponível no Drama Fever e você consegue ver os primeiros capítulos sem a conta premium também. Para aqueles que não aguentam esperar pelas traduções nos Fansubs (Fighting Fansub / Kingdom Fansub), não tem nenhuma moeda para pagar as contas premiuns dos sites como eu e consegue se garantir no inglês: não tema! O Drama Fire tem ambos os dramas disponíveis também!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.