21/08/2016

Precisamos falar sobre Agust D

Sei que o posto de louca do kpop da equipe pertence com honrarias à Jana, mas peço licença para falar de "Agust D", a mixtape* inteiramente produzida pelo Suga que apenas comprova o inegável talento do rapper do BTS. Da rapline, apenas Rap Monster já havia lançado sua mixtape, RM (J-hope lançou a música 1 VERSE). Agora, três anos do debut, finalmente chegou a vez de SUGA e Agust D, após um trabalho de pouco mais de dois anos. 

Agust D* é ambientado por uma variedade temática, onde é possível encontrar em suas letras desde um tom mais íntimo, onde SUGA fala sobre problemas pessoais como a depressão, sua família, a luta para enfrentar os desafios em busca dos seus sonhos, até sua carreira como rapper e ascensão ao estrelato. A mixtape tem por "carro-chefe" a homônima Agust D, cujo MV foi lançado no canal da Big Hit no youtube, antecedida pela intro Dt SugA (com contribuição do DJ Friz) e seguida de give it to me, skit, 724148, 140503 at dawn, the last, Tony Montana (com contribuição de Yankie), Interlude; Dream, reality e so far away (com contribuição de Suran).

Intro: Dt SugA (Eu sou um garoto D, porque sou de D)

Dt SugA é uma introdução rápida da Mixtape, de pouco mais de 1 minuto de duração. Produzida pelo Suga em parceira com Pdogg, a gravação e scratch* ficaram por conta do Dj Friz, sendo a mixagem feita pelo Pdogg e a masterização por Alex DeYoung. Nessa introdução, Suga faz um jogo com o nome de sua cidade natal, Daegu, dizendo ser um "D boy", soletrando seu pseudônimo e usando trechos de Agust D remixados.




Agust D (Brazil to new york kkwae swil teum eopsneun nae passport)


Carro-chefe da mixtape, foi produzida e sintetizada inteiramente por Suga, que também faz as vezes de tecladista na música. Tem por grupo vocal* Rap Monster, J-hope, Pdogg e o próprio Suga, gravação por Pdogg, mixagem por Yang Ga e masterização por Alex DeYoung. Com uma batida que casa perfeitamente com a letra forte composta por ele, o rapper do BTS fala sobre suas ambições, chegando até a dizer que seu próximo passo é a Billboard. Ele quer ir além, viajar o mundo todo e fazer seu rap e não mede palavras para dizer o que almeja em Agust D. Não é por menos que a música foi a escolhida como o primeiro MV da mixtape. 






  • Give it to me (O que você sabe sobre mim? Você não pode controlar minha m**da)


  • Give it to me é a música onde Suga expõe as dificuldades de seu caminho até o estrelato, falando diretamente com aqueles que desejam que ele caia. Com uma batida pesada e a letra carregada de ironia e deboche, Suga usa e abusa de termos como "lei da selva" e de palavrões para representar o mundo da fama. A faixa foi produzida e sintetizada pelo rapper, mixada pelo Yang Ga e masterizada por Alex DeYoung. A gravação, por sua vez, ficou por conta de Pdogg.



    Skit ("Eu penso que isso mostra um dos meus vários outros lados")

    Em uma conversa franca com o irmão mais velho no que aparenta ser um restaurante, Suga deixa claro que o material apresentado em Agust D é totalmente diferente do que os fãs estão acostumados a ver no BTS. É um dos seus "vários outros lados", como o próprio diz na conversa. É bonito ver Yoongi agradecendo ao irmão pelo apoio, por acreditar nele, chegando até a dizer que graças a ele é capaz de produzir sua música hoje. É gratificante também, como fã, ter tido a "permissão"de ver esse lado até então desconhecido do Suga e também sua intimidade.


    치리사일사팔/724148 (De qualquer forma, eu só vivo a vida uma vez, é melhor eu tentar ser o número 1)

    Talvez uma das minhas preferidas da mixtape no conjunto da obra, 724148 foi produzida, sintetizada e gravada por Suga, mixada por Yang Ga e masterizada por Alex DeYoung. Em 724148, Suga é sincero ao relatar sua dura caminhada até chegar ao topo. Fala sobre os testes, seu período como trainee e abre seu coração falando sobre ter que conciliar o trabalho com a escola, a exaustão e a falta de dinheiro.


    새벽에/140503 at dawn (A fobia social surgiu graças a isso, meus contatos sociais são zero)

    Como não amar a sinceridade de Suga em 140503 at dawn? Nela, o rapper mostra que nem tudo são flores e expõe os problemas que vivenciou, muitos deles não conhecidos pelos fãs. A letra transmite de forma palpável os sentimentos torturantes do rapper enquanto convivia com um temível vilão: sua mente. Sem o conforto de estar com sua família, ele se isolava na própria dor. É disparada a minha favorita, junto com The Last, por sua profundidade e pela coragem de falar sobre algo tão pessoal e íntimo e sua força para superar todos os problemas. A produção da faixa foi feita por Suga em parceira com Slow Rabbit, com o rapper também sendo responsável pela gravação da música. 김보성 cuidou da mixagem e Alex DeYoung da masterização.


    마지막/The Last (Foi por volta dos 18 anos que minha fobia social se desenvolveu)

    A faixa foi produzida pelo rapper em parceira com Pdogg e June, sintetizada por Pdogg, ritmada por June, com 정수완 assumindo a guitarra. A gravação ficou por conta de Suga, enquanto Pdogg fez as vezes de tecladista. The Last acaba de certa forma completando a temática apresentada em 140503 at dawn, pois a prisão mental relatada pelo rapper na faixa anterior é aprofundada na música, onde o mesmo cita o desenvolvimento de uma fobia social, toc e depressão, aliados à pressão pelo sucesso e as cobranças constantes. A intimidade de Suga continua sendo desvelada, com o mesmo relatando, em forma de música, sua consulta com o psiquiatra, seus medos e angústias. Felizmente, na mesma faixa, o rapper "acalma" seus fãs, amigos e família, dizendo que agora está bem. 



    Tony Montana (Minha família, fãs e equipe são os primeiros)

    Tony Montana, produzida pelo rapper em parceira com Pdogg, recebeu a masterização de Alex DeYoung, mixagem de Pdogg e gravação e scratch do Dj Friz. É curiosa, aqui, a ponte que se faz com o refugiado cubano interpretado por Al Pacino no filme Scarface, cujo nome intitula a música. Em Scarface, Tony Montana se torna um importante mafioso após fugir de Cuba e tem como célebre frase "In this country, first you get the money, then you get the power, then you get the woman" (Nesse país, primeiro você ganha o dinheiro, então você ganha o poder, depois você ganha a mulher). Nas estrofes, Suga fala sobre o sucesso e as promessas de dinheiro e honrarias que vem junto com ela, alertando também para os perigos que vem junto com elas. A faixa tem a participação do rapper coreano Yankie.


    Interlúdio* ; Dream, Reality (Sonho)

    Interlúdio, segundo o site Dicionário Informal, é o "trecho musical entre dois atos, duas cenas, numa peça dramática. Pequeno trecho musical para ser tocado entre duas estrofes. Assim, Dream, Reality funciona como uma pausa entre The Last e a última faixa da mixtape, So Far Away. Produzida pelo Suga com Slow Rabbit, que também ficou com a responsabilidade de sintetização do interlúdio. A mixagem ficou por conta de Yang Ga e masterização por Alex DeYoung. Aqui, novamente Suga assume o papel de tecladista, trabalhando nesta parte instrumental de Agust D.


    So far away (Tão longe, se eu tive um sonho)

    Nesta última faixa de Agust D, Suga tem a parceira da cantora coreana Suran. Nela, o rapper começa falando sobre os questionamentos e as obrigações que te impedem de viver o que deseja, ao mesmo tempo que incentiva a busca pelo seu sonho, dizendo que irá florescer após as dificuldades. A faixa tem a produção de Suga com Slow Rabbit, com o rapper do BT também como tecladista, sintetização por Slow Rabbit, mixagem por Yang Ga e masterização por Alex DeYoung. 


    É importante lembrar que a resenha acima não é uma verdade absoluta, e sim minha interpretação das músicas e suas traduções, juntamente com informações apresentadas pela Big Hit na soundcloud do BTS. Se você tem outra opinião ou teoria sobre as letras, comente aqui embaixo. Adorarei conversar com outras pessoas sobre Agust D, que se tornou meu vício desde que foi lançada.

    * Mixtape pode ser entendida por uma compilação de músicas de um artista. No caso de Agust D, é uma mixtape curta, contendo 10 faixas.
    * Suga assina sob o pseudônimo de Agust D, criado a partir de seu stag name de trás para frente unido com as iniciais de Daegu Town, sua cidade natal (dessa forma, tem-se AGUS + TD).
    * Lê-se gang vocal.

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.