14/08/2016

Gwangbok-Jeol: 71 anos da libertação da Coreia do Sul

Foto retirada do site KoreaBridge.net
O Gwangbok-Jeol/광복절 ("o dia em que a luz retornou"), também conhecido como o dia da libertação/liberação, é um feriado nacional comemorado pela Coreia do Sul e Coreia do Norte*. O dia  15 de agosto de 1945 marca a rendição japonesa na II guerra mundial e o subsequente fim do domínio do território coreano pelo Japão. O domínio teve início após a vitória do Japão na chamada Guerra Russo-Japonesa, sendo a Coreia declarada um protetorado Japonês no Tratado de Eulsa* e finalmente anexada. Assim, oficialmente, no dia 22 de agosto de 1910, foi dada ao Imperador japonês Meiji (明治天皇) todos os direitos de soberania sobre toda a Coreia. Com a rendição da tropa japonesa, e a sequente vitória dos aliados* na II guerra mundial, o Japão passou a ser ocupado pelas tropas dos Estados Unidos, enquanto a União Soviética ocupou o norte da China e a porção norte da Coreia. Da vitória dos aliados e rendição do Japão, originou-se a divisão do território que conhecemos hoje por Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Foto retirada do blog SeoulMania
Na Coreia do Sul, o dia é comemorado com uma cerimônia oficial feita com o presidente em exercício ou no Hall da Independência da Coreia (독립기념관) em Cheonan ou no Centro de Artes Cênicas de Sejong (세종문화회관). Além da cerimônia oficial, muitas atividades e eventos acontecem durante o dia. É possível ver em lugares como casas, prédios e centros comerciais o taegukki (태극기), que é a chamada bandeira nacional da Coreia do Sul. Nesse dia especial, os museus podem ser visitados gratuitamente, assim como se pode viajar em transportes públicos sem pagar.

Espero que tenham gostado dessa informação sobre o Gwangok-Jeol. Vocês já conheciam esse feriado? Eu já tinha ouvido falar e lido sobre o domínio coreano pelo Japão em livros de história, mas busquei mais a fundo pra fazer a postagem. Se tiver alguma coisa errada, só avisar nos comentários que eu corrijo. 감사합니다 e até a próxima.

 *: Único feriado nacional celebrado por ambos os países, é conhecido por Chogukhaebangŭi nal (조국해방의 날) na Coreia do Norte, ou seja, o dia da libertação da Pátria.
*: O Tratado de Eulsa foi um tratado que privou a Coreia de sua soberania diplomática, fazendo da Coreia um protetorado do Japão. Por protetorado entende-se um país que tem características de independente, mas que está subordinado a outro país (Aqui tem-se a Coreia como subordinada ao Japão). As estipulações desse tratado entraram em vigor no dia 17 de novembro de 1905, tendo a fundação do Tratado Japão-Coreia em 1907 e o subsequente anexo da Coreia em 1910 (no chamado Tratado de anexação).
 *:Estados Unidos e União Soviética.

Fontes: Texto construído com o auxílio dos sites Wikipedia, G1, Helpes.eu e Prezi.

Se alguém desejar saber mais sobre o Gwangbok-Jeol, o canal Talk to me in Korean postou um vídeo incrível explicando sobre a origem do Feriado nacional da Coreia do Sul e sua importância. Vale a pena assistir! (O vídeo está em inglês!)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.